Home seta Artigos seta De olho na segurança e na qualidade das portas corta-fogo
Imprimir E-mail

Image

 De olho na segurança e na qualidade das portas corta-fogo

As portas corta-fogo para saída de emergência foram criadas para assegurar a vida de pessoas durante os incêndios. Portanto, é imprescindível garantir a qualidade das portas na ação contra o fogo.

Alguns requisitos tornam-se indispensáveis quando se trata da aquisição de uma porta corta-fogo para a segurança de vidas e patrimônios. Leia os itens relacionados abaixo, siga-os corretamente durante uma aquisição de porta corta-fogo e sinta-se mais seguro.

1 - As portas corta-fogo devem seguir as especificações da norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 11742.

2 - Verifique se o fabricante possui certificação em um órgão reconhecido (ex.: CERTA, INMETRO) que assegure a qualidade e a eficiência do produto quanto a conformidade às especificações da NBR 11742 na fabricação das portas corta-fogo. 

3 - Pesquise e verifique o status atual da empresa fabricante quanto a certificação controlada pelo INMETRO.
Acesse o site do INMETRO e verifique a certificação do fabricante e do produto a ser adquirido.

4 - As portas corta-fogo devem ser avaliadas periódicamente em testes realizados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), afim de garantir a qualidade e classificar as portas quanto ao tempo de resistência ao fogo (P-30, P-60, P-90 e P-120).

NOTA: Para total garantia de segurança, o comportamento das portas corta-fogo deve ser avaliado como um conjunto (batente, folha e ferragens) no ensaio do IPT, pois se apenas um dos componentes da porta estiver assegurado pelo IPT como incombustível, não haverá garantia da eficiência do produto como um todo. Exija sempre o laudo do ensaio do IPT completo, assegurando que o conjunto porta corta-fogo foi testado e aprovado pelo instituto.

 

 
< Anterior   Próximo >
Mirage São Paulo Metalúrgica Ltda.
Av. Missoure, 55 - Jd. Nova Cumbica - Guarulhos/SP - CEP 07230-320
Fone (11) 2487-5200  Fax (11) 2412-8715  e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email