Home seta Instruções para porta corta-fogo
Imprimir E-mail

Instruções para Porta Corta-Fogo 

Instruções à obra
(Conforme norma NBR 11.742 para portas corta-fogo)
O NÃO CUMPRIMENTO IMPLICA EM PERDA DA GARANTIA

1. Armazenamento – os conjuntos de porta corta-fogo (batentes e folhas) devem ser armazenados em locais cobertos, livres da ação de ventos e chuvas, sobre estrados de madeira nivelados, distando do piso cerca de 6cm. As folhas devem ser apoiadas sobre o lado de maior comprimento – se apoiadas na posição vertical devem ser travadas a fim de não permitir o escorregamento e, se deitadas, o empilhamento deve ser feito com no máximo 20 peças.

2. Batentes – a instalação dos batentes, que devem ser contra ventados e fixados à alvenaria com argamassa de cimento e areia, é de responsabilidade da obra, que deverá observar com atenção: sentido de abertura, nivelamento, alinhamento, prumo, piso acabado 2,12m no vão de encaixe da folha (para folhas de portas com 2,10m de altura). Alertamos que a inobservância dos pontos acima expostos, comprometerá o desempenho do conjunto porta corta-fogo.

3. Limpeza do(s) piso(s) – recomenda-se que a primeira limpeza do piso seja feita antes da instalação das folhas de portas, protegendo a parte inferior do batente, de forma a evitar que os produtos corrosivos danifiquem a parte inferior do batente e da folha da porta. As portas devem ser limpas apenas com pano umedecido, não podendo ser lavadas com água, para evitar encharcamento do núcleo.

4. Distribuição – a distribuição das folhas nos andares onde serão instaladas é de responsabilidade da obra, que deve fornecer aos técnicos, condições necessárias à execução do serviço, tais como: iluminação e ponto de energia 110/220V.

5. Portas – a instalação das folhas fica a cargo da obra ou de equipes terceirizadas autorizadas pela Mirage São Paulo Metalúrgica, que deverão observar rigorosamente a norma NBR 11742 para o perfeito funcionamento das portas. A folga entre a porta e a soleira deve ser de 10mm no máximo.

6. Serviço Autorizado – as equipes técnicas autorizadas pela Mirage são responsáveis pela execução completa do serviço de instalação das portas (inclusive fechaduras), e imediata regulagem das mesmas.

7. Acabamento – procede-se a limpeza da superfície e aplicação de pintura de pintura de fundo com base compatível com as chapas galvanizadas e sobre esta a tinta de acabamento, verificando que estas não liberem gases letais derivados de pirólise ou combustão. Observar as instruções do(s) fabricante(s) destes produtos para a correta utilização.

8. Serviços – os serviços que envolvam substituição de quaisquer componentes ou da própria folha devem ser executados pelo fabricante ou por empresa por ele credenciadas. Em caso de dúvida consultar a NBR 11742/97.

9. Proibição – é vedada ao usuário a utilização de pregos, parafusos e abertura de orifícios na folha da porta, o que pode alterar suas características originais e conseqüentemente seu desempenho corta-fogo.

10. Sinalização – o letreiro "Porta corta-fogo – é obrigatório manter fechada" deve ser instalado na folha da porta no sentido de fuga, com altura entre 1,60m e 1,80m do piso.

ATENÇÃO!

a) A inobservância das recomendações acima por parte da obra, que implique em reposição de conjuntos batente/porta e respectivas ferragens, acarretará ao cliente novas despesas de aquisição de materiais e mão de obra.

b) A inobservância das recomendações acima por parte da obra, que implique em retorno da equipe de instalação, acarretará custo de visita técnica a ser pago diretamente ao prestador de serviço autorizado pela Mirage São Paulo Metalúrgica.

ImageImage

 

 

 
Mirage São Paulo Metalúrgica Ltda.
Av. Missoure, 55 - Jd. Nova Cumbica - Guarulhos/SP - CEP 07230-320
Fone (11) 2487-5200  Fax (11) 2412-8715  e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email